ESTAMOS DE OLHO: Bolsonaro na Papuda é o exemplo de que não se pode cuspir para cima
A coluna extra desta sexta-feira (16) relembra fatos e mostra que, nos dias de hoje, a conta chega para quem cospe para cima enquanto existe telhado de vidro. As diferenças entre a prisão de Lula e a chegada de Bolsonaro na Papudinha.
Até que enfim, a famosa galhofa meme de Jair Bolsonaro tornou-se realidade, compatível com o vídeo viralizado: “A Papuda lhe espera. Boa estadia lá, talkey...kkkkkk”. O chororô e o mimimi da família não paravam em frente aos holofotes midiáticos. O ministro Alexandre de Moraes resolveu dar um fim ao vitimismo de quem se apresentava como um mito viril e com a medalha do “imbrochável, imorrível e incomível”.

Moraes determinou a transferência do meliante da sala de Estado Maior da PF de 12 metros quadrados para um “superflat” na Papudinha de 54 metros quadrados e área externa de 10 metros quadrados, com quarto, banheiros, sala, cozinha e lavanderia. A cela oferece geladeira, chuveiro com água quente, armários, ventiladores, cama de casal para momentos românticos com Micheli nas visitas íntimas e TV, sem Netflix e Prime Video, é claro, para não assistir Prison Break. Terá cinco refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia.
Bolsonaro estará à vontade para fazer atividades físicas e tomar banho de sol, sem controle de horários para tentar resgatar seu “histórico de atleta”. Sua saúde estará bem cuidada por um postinho com dois médicos clínicos, três enfermeiros, dois dentistas, um assistente social, dois psicólogos, um fisioterapeuta, três técnicos de enfermagem, um psiquiatra e um farmacêutico. Terá como vizinhos para bater um papo e jogar um carteado, Anderson Torres e Silvinei Vasques.
A diferença entre a prisão de Lula
Para perceber a dissonância, não custa lembrar que Lula passou 580 dias preso em condições muito inferiores na cela da PF em Curitiba. Desde o início, protagonizou altivez, cabeça erguida e olhar sereno sem instigar qualquer ataque às instituições e à democracia. Teve durante todo o tempo um acampamento organizado pela militância com centenas de apoiadores. Foi visitado por personalidades nacionais e internacionais e seu carcereiro se tornou seu fã pela admiração da altivez de Lula durante seu tempo como prisioneiro.
Está previsto para abril deste ano, a publicação do livro das memórias do policial federal, Jorge Chastalo Filho, hoje amigo pessoal de Lula. Essa relação de admiração mútua lembra muito a história de Nelson Mandela e seu carcereiro, Christo Brand.
Os algozes de Lula tentaram lhe convencer a negociar a saída da cela e voltar pra casa para prisão domiciliar usando tornozeleira eletrônica.
Eu ficarei preso 100 anos, mas eu não trocarei minha dignidade pela minha liberdade...Eu não sou pombo correio e só saio daqui com a minha inocência total. Ou esses canalhas provam que eu errei, me culpam e eu fico desmoralizado ou eu vou provar que os canalhas são eles para desmoralizá-los
Moral da história: Lula se elegeu presidente, Deltan Dallagnol teve o mandato cassado e Sergio Moro parece um zumbi no Senado. Já o mito de Bolsonaro se desfalece sob o olhar de quem está fora ou se libertou do cercadinho.
Video do flat de Bolsonaro na Papudinha:
Vídeo de Lula mostrando a diferença de seu caráter:

Rafael do Nascimento
Rafael é joinvilense, advogado desde 2008, nascido no Boa Vista e criado no Jarivatuba.










